Os estudantes da Rede Estadual de Ensino foram destaque na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) ao conquistarem 658 medalhas, entre ouro, prata e bronze, no somatório das duas competições. O resultado obtido pelos alunos superou as 274 premiações alcançadas em 2023, um crescimento superior a 140% no total de medalhas conquistadas.
Na prova da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é dividida em quatro níveis, os estudantes conquistaram 116 ouro, 141 prata e 146 bronze, totalizando 403 premiações na edição 2024. Em relação ao ano anterior, quando os alunos conquistaram 222 medalhas, sendo 72 ouro, 86 prata e 64 bronze, houve um crescimento de 82% no comparativo.
A evolução no desempenho foi ainda maior no quadro de premiações da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com 81 ouro, 128 prata e 46 bronze, resultando em 255 medalhas. O expressivo resultado dos estudantes superou as premiações obtidas em 2023, 23 ouro, 12 prata e 17 bronze, com um crescimento de 390% no total de medalhas conquistadas. Nessa Olimpíada experimental, os estudantes, individualmente ou em equipes, devem construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.
As Olimpíadas Científicas são voltadas para alunos de todo o Ensino Fundamental e do Ensino Médio e, com histórico vencedor nas competições, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, manteve o bom desempenho dos estudantes.
Em 2023, o Ceti foi vice-campeão na seletiva nacional da MOBFOG, no Rio de Janeiro, e no Piauí, foi campeão na I Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “A escola tem um histórico de conquistas com a participação dos estudantes nas duas competições nos âmbitos estadual e nacional. Para continuar ampliando os nossos resultados, criamos a I Copa de Foguetes, com o intuito de preparar os estudantes, e o resultado veio com cinco medalhas na OBA e 70 medalhas na MOBFOG”, pontuou a gestora escolar, Inez Maria.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o saldo positivo da participação dos estudantes. “Estamos comemorando esse salto no número de medalhas em apenas um ano, e isso é resultado do trabalho de preparação do projeto Seduc Olímpica. É uma ação completa, pois oferece apoio formativo aos professores, conteúdos pedagógicos específicos para os alunos e incentiva a participação regular nas principais olimpíadas das áreas de Robótica, Ciências, Redação e Língua Portuguesa”, pontuou.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o acompanhamento sistemático dos estudantes da Rede Estadual de Ensino nas mais diversas competições do conhecimento dos estudantes, por meio do projeto Seduc Olímpica.
O projeto fomenta o engajamento das equipes de gestores e dos estudantes em áreas como Robótica, Ciências, Redação e Língua Portuguesa a partir da promoção do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, a Olimpíadas Piauiense de Língua Portuguesa e a Olimpíada Piauiense de Línguas Estrangeiras Modernas.
Visitas: 53302
Usuários Online: 1