Seja bem vindo ao nosso site portal ponta da serra pontadaserrafm.com.br!

Buscar  
DESTAQUES.

Agro brasileiro ganhará mais espaço após retaliações China x EUA

Novas alíquotas de Pequim em resposta a Trump elevam substancialmente o custo de carnes, soja e milho, onde Brasil e Estados Unidos disputam mercados

Publicada em 05/04/2025 às 17:21h - 11 visualizações publicado por Tiago Vieira.

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Agro brasileiro ganhará mais espaço após retaliações China x EUA

A nova rodada de retaliações comerciais entre China e Estados Unidos reacendeu o alerta nas grandes potências, ao mesmo tempo em que abriu uma janela de oportunidade para o Brasil. Com a escalada tarifária entre as duas maiores economias do mundo, setores do agronegócio brasileiro podem voltar a se beneficiar do conflito, ocupando espaços antes dominados pelos norte-americanos no mercado chinês.

 

Na última sexta-feira (4), o governo chinês anunciou uma tarifa adicional de 34% sobre todos os produtos norte-americanos, em resposta ao aumento de impostos aplicado por Donald Trump sobre itens chineses. As novas alíquotas, que entram em vigor no dia 10 de abril, devem elevar substancialmente o custo dos produtos dos EUA na China, tornando-os menos competitivos, especialmente em setores como carnes, soja e milho, onde Brasil e Estados Unidos disputam mercados, conforme reportado pelo portal G1.Soja e carne de porco na liderança – A soja, que é o principal item das exportações brasileiras para a China, deve ser o primeiro a sentir os efeitos das tarifas. Embora os EUA ainda sejam o segundo maior fornecedor da leguminosa para os chineses, analistas acreditam que Pequim pode aumentar ainda mais as compras do Brasil para escapar das tarifas adicionais.No setor de carnes, a expectativa é de que a carne suína seja a mais beneficiada, levando o mercado brasileiro a revisar suas projeções de exportação para cima.

 

Por outro lado, a carne bovina vive um momento de incerteza. No final de 2024, o governo chinês abriu uma investigação para avaliar os impactos das importações de carne bovina sobre a produção local, e há receio de que novas tarifas possam ser aplicadas ao produto, o que poderia frear a expansão das vendas brasileiras. No entanto, o aumento no consumo dessa proteína na China nos últimos anos e a ênfase do governo chinês na segurança alimentar podem favorecer o Brasil.

 

Milho e as condições climáticas – Embora o Brasil seja um dos principais exportadores de milho, o bom desempenho da safra chinesa em 2024 reduziu a necessidade de importações. Além disso, a produção brasileira enfrenta desafios climáticos, como a falta de chuvas em regiões estratégicas. Mesmo assim, há um cenário otimista caso a guerra comercial se prolongue, permitindo que o Brasil aproveite o tempo necessário para superar as dificuldades climáticas.

 

Além do agro: geopolítica e tecnologia em jogo – A disputa comercial entre China e Estados Unidos não se limita ao setor agropecuário, mas também afeta setores estratégicos da indústria global. A China anunciou a restrição da exportação de elementos de terras raras para os EUA, incluindo samário, disprósio, térbio e outros metais utilizados em armamentos, semicondutores e veículos elétricos. A medida visa diretamente empresas de alta tecnologia, que já enfrentam dificuldades com a fragmentação das cadeias produtivas globais.

 

Além disso, o governo chinês incluiu 16 empresas dos Estados Unidos na lista de controle de exportações e adicionou outras 11 à chamada “lista de entidades não confiáveis”, o que permite a imposição de sanções diretas, como a proibição de atividades comerciais no país e o congelamento de ativos.

 

Enquanto Washington e Pequim intensificam suas disputas, o Brasil se vê diante de uma oportunidade estratégica: reforçar sua posição como parceiro comercial confiável, especialmente no setor agropecuário




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








  • Inicial
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Programação
  • Locutores
  • Notícias
  • Fotos
  • Mural
  • Videos
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
WhatsApp 89 9 9467-5048
Publicidade Lateral
Agro flora
Portal
Academia
Peça sua Música

Pedir

ze do carrapo

Murici dos portelas, Pi

revelação (fagner)...

valter

Betânia do Piauí

homem de pedra...

Valter

Betânia dó Piauí

homem de pedra...

Carlos Henrique Silva dos Santos

Betânia do Piauí

Thiago aquino te amo Tayná ...

Shirley Morais

Queimada Nova

Pastelão de Marília Mendonça ...

jonas

Juazeiro

after dark...

Mural

Enviar mensagem

Usuário 123

Notícias de qualidade Parabéns ...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 79169

Usuários Online: 1

@portalpontadaserra
Copyright (c) 2025 - portal ponta da serra - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD